top of page
close-up-blank-old-concrete-wall.jpg

iSalone Del Móbile 2023

22 de maio de 2023

Edição 8

O ISaloni é maior feira mundial de design e acontece anualmente em Milão, na Itália. Pessoas do mundo todo visitam os pavilhões da feira para ver o que está na moda e o que será tendência no mundo da decoração.


Além do Salone del Mobile, que acontece nos pavilhões escultóricos da Rho Fiera, as ruas da cidade são tomadas por eventos que formam a Milano Design Week, no chamado FUORISALONE. Os mais de 800 espaços espalhadas por toda a cidade são grandiosamente preparados por empresas de todo o mundo para surpreender e apresentar as novidades da indústria do design.


Os temas de 2023 foram a interatividade, a tecnologia, a sustentabilidade e a multifuncionalidade.

Se formos abordar todos os tópicos, daria um texto gigante, portanto, vamos pontuar aqui no blog as tendências que convergem com loja. Embarque com a gente e confira os destaques deste ano:


Pedras Naturais: Por conta da escassez de madeira que se tem na Europa, faz-se uso de matérias primas abundantes por lá, como os mármores. Neste ano observamos a tecnologia aplicada de forma mais intensa na transformação das pedras, aplicadas para criar novas formas, tendo sido apresentadas inclusive em formas escultóricas, nas mais variadas aplicações, em destaque podemos citar os tampos de mesas de refeição, mesas de centro, de apoio e pufes.

Vidro: O vidro vem ganhando maior notoriedade a cada ano, e o que chama a atenção é que ele não necessariamente está sendo apresentado na tradicional versão plana, mas sim, em grande parte, um vidro reciclado, feito à mão e produzido com técnicas tradicionais, muitas vezes associado a cores diferenciadas e até metalizados. Pudemos ver esses vidros aplicados em tampos de mesas, poltronas e vasos decorativos.



CERÂMICA: Outro material que começa a ser apresentado em diferentes mobiliários é a cerâmica, que apareceu em tampos de mesa de jantar, mesas laterais e exaustivamente em objetos decorativos.

Natureza: As consagradas plantas naturais se mantém no topo! Foi praticamente impossível encontrar um ambiente que não tivesse uma planta natural. Alguns stands da feira levaram inclusive árvores de grande porte para dentro dos Stands e teve até um Stand de 500 m2 que teve seu piso todo revestido por grama natural.


MULTIFUNCIONALIDADE: Já não se aceita mais que um móvel possua uma só função, desde a pandemia, onde as casas acumularam funções, o mobiliário precisou acompanhar esse novo momento e por isso foi muito comum percebermos estofados moduláveis livres, como grandes pufes em formatos orgânicos, com encosto flexível, entre outros mobiliários multifuncionais e dinâmicos.



Escapismo: O escapismo é uma tendência de fugir à realidade ou rotina. Isso temos visto nas decorações e até na mobília nos últimos anos e neste, não foi diferente. Formatos de mobiliário divertido, com aparência humana ou de animais, texturas e estampas que fogem do convencional.



Debrum: Chamou a atenção o quanto ele estava em alta neste ano. Sofás e poltronas com muito debrum.




Tecidos: Na última edição só víamos o bouclê. Nesta edição ainda tinha, mas menos. O que veio de novidade foi um tecido atoalhado, além de algumas opções com uma forma de suede com texturas. O linho agora está de forma mais encorpada com tramas mas imponentes.



Quadriculado: Outra tendência que chamou a atenção foi o quadriculado. Seja em tecidos, tapetes, mobília, acabamento de paredes.




Ripado: Quando pensamos que ele já estava de saída, lá vem ele forte novamente e agora em aplicações mais finas, inclusive em pedras! Pode continuar apostando que ainda está em alta.


Com colaboração de Susane W T Raiter – Design Inside.

bottom of page