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Cor do ano Pantone

26 de janeiro de 2023

Edição 1

Ao final de cada ano, surgem as especulações sobre qual será a cor do ano seguinte pela Pantone, considerada a autoridade em cores no mundo e é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criados para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores.





Para 2023, a Pantone escolheu o Viva Magenta, que segundo a marca, “a Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa, destemida e pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa”.

Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, “Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, esta cor nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, ela galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”


Mas afinal, quem escolhe a cor do ano? Laurie Pressman, Vice-presidente do Pantone Color Institute resume:


“Um time global de experts em cores do Pantone Color Institute busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Isto pode incluir pesquisar a indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções e exposições de arte que viajam pelo mundo e novos artistas, a moda e todas as áreas do design, destinos aspiracionais e viagens, novos lifestyles, playstyles ou escapadas prazerosas, assim como boas condições socioeconômicas. Influências também podem transpirar através das novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na questão da cor, plataformas de mídias sociais relevantes e eventos esportivos por vir que capturem a atenção do mundo inteiro”.


Além da Pantone, outras marcas também lançam suas apostas para cor do ano, como a Suvinil que escolheu a cor Calcita Alaranjada, primeira cor da Suvinil feita com pigmentação 100% mineral e justifica sua escolha “A cor ideal para momentos de transição como o que estamos vivendo, traz a energia da inovação, como os laranjas dos anos 1970 e nos remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais. E uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente. Em 2023, vamos nos cercar de segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente”.


Já a Coral, definiu a cor Silêncio de Inverno™ e explica que “uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante”.



Concluímos que não é coincidência as cores “da moda” estarem alinhadas com as escolhas de cor do ano por essas marcas. Tudo é fruto de experiência, estudo de tendência, movimento e evolução do mundo no âmbito social e tecnológico.




E você, quer ficar na moda? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades do setor.

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